domingo, 15 de maio de 2011

Dia 18 de maio, Dia da luta antimanicomial, saúde mental & arte



A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02,busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, que garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece. Este modelo conta com uma rede de serviços e equipamentos variados tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III). O Programa de Volta para Casa que oferece bolsas para egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos, também faz parte desta Política.









Arte como terapia...
   A arte integrativa é a utilização da arte como terapia. Através de desenhos, pinturas e esculturas, torna-se possível a expressão consciente e inconsciente do indivíduo que pode ser interpretada pela simbologiaexistente na arte desenvolvida. Segundo Gregg M. Furth, psicoterapêuta com ampla experiência em arte terapia e escritor do livro "O mundo secreto dos desenhos - uma abordagem junguiana da cura pela arte", desenhos espontâneos são uma das ferramentas mais eficazes e acessíveis à disposição do analista. A psiquiatra Elisabeth Kübler Ross afirma que os desenhos permitem uma interação de informações das várias áreas, manifestas ou repremidas, da psique individual. Além disso, a arte é sempre uma maneira de acessar a criatividade e pode ser bastante lúdica e divertida.


Então podemos analisar o quão importante a análise da arte é super importante na Terapia Ocupacional. Pois é através dela que em muitos momentos conseguimos entender o paciente. Muitos deficientes mentais utilizam desse meio para expressarem sua confusão mental. Nesses pacientes é bem frequente o aparecimento de mandalas, que é uma forma de fuga do embaraço psicológico, tentando de aluma forma arrumá-los dentro de si; também costumam aparecer desenhos que têm a ver com a mitologia grega, por exemplo. Toda forma de arte é valida. Não só a pintura como as esculturas em argila e outro materiais, poesias ou qualquer outro objeto de expressão do ser. E após a luta antimanicomial, esses métodos tem sido mais comuns a cada dia, e a aceitação da "loucura", por sua vez tem sido cada vez maior. Os deficientes mentais, já são bem mais facilmente integrados na sociedade de forma mais ampla. Porém, ainda é uma luta constante pelos direitos iguais e por cada dia mais trazer bem-estar à essas pessoas.

E a partir desta análise da arte dentro da terapia, venho mostrar um exemplo de paciente que utilizou da arte que ele fazia na terapia para fora das paredes do consultório.
Claudio Gomes, é o artista. No início ele bordava bichinhos...
Passou para telas...

Depois para faixas maiores...

Fez sua primeira exposição para o público...

Então, ele quis voar mais alto, e ficou reconhecido pela sua cidade. Pintou o muro do campo da cidade...






domingo, 8 de maio de 2011

Mascaras de Gesso

O nosso outro projeto eram fazer máscaras de gesso. Materiais que utilizamos: Um rolo de gaze engessada, vaselina líquida, pote, água, sabonete, toalha e hidratante. Para começar passamos a vaselina pelo rosto do nosso amigo, depois de cortarmos várias tirinhas de vários tamanhos de gaze, íamos molhando as tiras na água e colocando sobre o rosto. Os olhos eram tampados com pedacinhos de papel higiênico. E quanto mais camadas mais resistente ficava a máscara. Essa dinâmica requer paciência, calma e acima de tudo confiança. Tendo que ter uma grande habilidade, principalmente fina, já que tem que haver certo cuidado na convecção das máscaras e para ajeitar as tiras. Então é bem proveitoso para mães e filhos que não têm uma boa relação, casais em crise, etc. É uma atividade relativamente longa, por volta de 3h de duração, não requer um ambiente muito amplo.

Marília fazendo em mim.  

    






                                     
E esse foi o resultado.
e esse é o nosso fanzine!!



 


nosso desenho de uma linha só.
Esse eu fiz, e essa é a Thais.

Esse foi Thais quem fez, e essa sou eu.